Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Espiritismo - tema fortemente abordado na programação da TV

A religião Espírita é algo que desperta a curiosidade de muitos leigos, principalmente de pessoas que dizem não se adaptar a nenhuma outra religião dita convencional, como a Cristã.
Curiosidade essa que é alimentada por alguns conteúdos midiáticos promovidos pelos grandes meios de comunicação de massa. Tais artigos com temática espírita visam promover a visão espírita numa sociedade predominantemente cristã.

É o caso de inumeros títulos literários, a exemplo da série de aventuras do bruxinho inglês Harry Potter criada pela escritora britânica J. K. Rowling. A série já está em seu sétimo filme alcançando em cada um sucesso maior. Isso sem falar em filmes que quanto mais esotérico e sobrenatural alcançam maior bilheteria nos cinemas, a exemplo do recente longa-metragem “Avatar” e da saga “Crepúsculo”.

Quanto a mídia convencional brasileira, especialmente a Rede Globo de Televisão aí é que vemos forte influência da religiosidade espírita em suas programações, e isso vem a cada ano se intensificando.

A primeira produção televisiva da TV brasileira, que abordou o espiritismo foi a novela “A Viagem”, que tratava do limite entre o físico e o espiritual, conquistando grande sucesso de audiência em 1975, na extinta TV Tupi, sendo regravada e reexibida em 1994, pela Globo.

A partir daí, a emissora do grupo Marinho investe sem medo em produções desse tipo, como a novela “Alma Gêmea”, que contava a história da índia Serena, que ao nascer encarnou o espírito de Luna, morta no momento do parto da índia, além dessa novela, de enorme sucesso, a Globo junto com a TV Cultura produziu também a série “Sagrado”, em 2009.

Para este ano, a TV Globo já prepara mais duas produções com a temática espírita, a primeira é a novela “Escrito nas Estrelas”, de Elisabeth Jhin que estréia em breve. A novela aborda o espiritismo e a tentativa de inseminação artificial com sêmen de um falecido.

A segunda atração é o seriado “A Cura”, para qual está cotado o ator Selton Mello como protagonista. A série conta a história de um jovem médico acusado de matar um colega, que descobre que tem a capacidade de curar pessoas por meio de cirurgias espirituais.

Para muitos líderes de igrejas cristãs, o que tem ocorrido em grande parte da mídia é uma propagação e uma verdadeira apologia ao espiritismo, enquanto que em relação a fé cristã - em especial a evangélica - a abordagem é sempre depreciativa e preconceituosa.

O mais novo produto midiático com temática espírita é o filme do mais famosos medium do Brasil, Chico Xavier. O longa inspirado na vida no médium tem a direção de Daniel Filho e estreiou no dia 2 de Abril. O sucesso do filme já é unanime, as pré - estréias e o recente lançamento já mostram a grande aceitação por parte do público. O que não é novidade na mídia brasileira, visto que o médium foi personagem de muitas reportagens e programas de televisão, principalmente na TV Globo. O filme da vida de Chico Xavier se destaca por retratar a vida do mais famoso médium brasileiro com emoção e bom humor, o longa está sendo chamado como o 'filme da fé' e faz parte das comemorações dos 100 anos de Chico. Caso estivesse vivo, o médium completaria um centenário no dia da estreia do seu filme. Inclusive, o centenário foi abordado pelo mais famoso programa de documentário da TV brasileira, o Globo Repórter, da Rede Globo, no último dia 26 de março.

Francisco Cândido Xavier, o célebre divulgador do Espiritismono Brasil, psicografou 451 livros, sendo 39 publicados após a morte, o médium dizia que não era autor de nenhuma dessas obras, o que fazia era apenas reproduzir o que os espíritos lhe ditavam.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário