Páginas

sábado, 12 de março de 2011

Pastor discutiu Interpretação das Profecias na Consciência Cristã 2011



A Consciência Cristã 2011 proporcionou ao público a abordagem de 112 palestras com os mais variados assuntos.
O pastor Deneci Rocha, um dos preletores dessa edição do evento trouxe à tona a discussão de um dos assuntos mais polêmicos dentro das Igrejas, a Interpretação das Profecias.
Com autoridade no assunto, o pastor Deneci Gonçalves da Rocha é formado em Teologia pelo Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro, é pastor titular da Igreja Congregacional Conservadora em Campina Grande, na Paraíba.
O teólogo afirma que é lei áurea da Hermenêutica Bíblica, que a própria Bíblia é o mais importante, mais seguro e mais eficiente intérprete de si mesma.
O pastor usou com base o livro “A Bíblia e o Fim do Mundo”, através do qual ele quis mostrar que “o entendimento das profecias bíblicas não pode descambar para o terreno inseguro e movediço da alegoria, indevidamente chamado de figurado ou simbólico”, explicou.
Pastor Deneci deixa claro que só existem dois modos de interpretação na hermenêutica bíblica: o literal e o alegórico. Segundo o pastor, o meio evangélico tem sido assaltado por uma confusão generalizada na compreensão dos eventos proféticos, especialmente os que giram em torno da Volta Gloriosa do Senhor Jesus Cristo.
Para fundamentar sua afirmativa, Deneci cita o Dr. Russel P. Shedd, quando este diz: “O controle da interpretação além do literal ou natural (histórico-gramatical) deve encontrar-se no próprio texto inspirado e não na imaginação descontrolada do intérprete”.
O pastor Deneci cita sete pontos que não podem ser colocados de lado quando se trata de profecias. São eles:

1º - As Profecias têm cumprimento literal, a não ser que o contexto deixe claro o seu sentido simbólico.
2º - Profecias Isoladas não devem ser Interpretadas Isoladamente, mas no Conjunto Escatológico das Escrituras Sagradas.

3º - Há Profecias Que Ocorrem Uma Única Vez na Bíblia.

4º - Há Profecias Sobre Diversos Fatos Citadas Num Mesmo Texto, Entrelaçadas, Mas Que Se Vão Cumprir em Épocas diferentes.

5º - O Apocalipse Não é Livro Simbólico, como Querem Alguns. É um Livro Profético por Excelência, Embora Vazado na Linguagem Metafórica dos Escritores Caldeus, muito em Voga no Primeiro Século. É Livro Canônico! Encerra Doutrinas, Exortações e Profecias que também Vão Ter Cumprimento Literal.
6º - Os Profetas Bíblicos Empregam Terminologia Própria, Cujo Significado, às Vezes, Escapa aos Leigos no Assunto.

7º - A Glória e Majestade da Igreja de Cristo na Jerusalém do Céu, bem como as Maravilhosas Atribuições que lhe Vão ser Outorgadas no Governo do Universo ao Lado do Senhor Jesus Cristo, em Comparação com sua Atual e Mísera situação não Obedecem a Qualquer Senso de Proporção. Mas Mesmo Assim, Todas as “Grandiosas Promessas” que Jesus lhes Fez Terão Cumprimento Literal.
O pastor Deneci conclui dizendo que “a ciência diz que o ser humano usa no máximo 10% de sua potencialidade mental ou espiritual. Quando estivermos para sempre juntos do Senhor entenderemos todas as coisas que se tornarão para nós tão claras como a luz, pois estaremos livres do pecado que impede o uso de toda a nossa potencialidade espiritual”, conclui.

Da redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário