Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pena de Morte: você é a favor ou contra?

Nos últimos anos temos tido notícias de inúmeros crimes hediondos que foram cometidos por homens bárbaros que deixaram a sociedade brasileira perplexa com tanta frieza e maldade. Quem não se lembra do assassinato da menina Isabela Nardoni que foi duramente espacada pela madrasta e jogada pela janela pelo pai? Ou da morte do pequenino João Hélio que preso pelo cinto de segurança foi arrastado friamente por um carro pelos seus algozes?
Hoje, o Brasil se encontra chocado com o possível assassinato da modelo Eliza Samudio. Os jornais noticiaram que segundo denúncias do sobrinho do goleiro Bruno, a moça teria sido esquartejada, dessossada, tendo a carne de seu corpo servido de alimento para cães.
Caro leitor, não há como não ficar perplexo diante de uma noticia deste quilate! Se de fato, isto aconteceu, estaremos diante de um dos crimes mais hediondos já cometidos neste país.
A morte de Eliza, traz novamente a tona a discussão de uma reforma penal neste país. Alguns, em virtude do terror, retomam a discussão em favor da pena capital.
A pena capital, também chamada pena de morte, é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste na execução de um indivíduo condenado pelo Estado. Os criminosos condenados à pena de morte são geralmente culpados de assassinato premeditado.
A pena de morte encontra-se abolida para todos os crimes em quase todos os países da Europa e da Oceania. Na América do Norte, foi abolida no Canadá e no México e em algumas zonas dos Estados Unidos da América. Na América do Sul, a Argentina ainda mantém a pena de morte para alguns crimes, mas estes estão completamente fora da realidade do cotidiano dos cidadãos, como, por exemplo, traição em tempos de guerra. Trinta e seis estados dos Estados Unidos, a Guatemala e a maior parte do Caribe, da Ásia e da África ainda mantêm a pena de morte para crimes comuns. O caso de alguns países, como a Rússia, é bastante peculiar, pois legalmente mantêm a pena de morte mas já não executam ninguém há bastante tempo.
A pena de morte é atualmente uma forma de punição muito controversa. Os que lhe são favoráveis dizem que é eficaz na prevenção de futuros crimes e adequada como punição para assassinatos, eliminando a ameaça que para a sociedade representa quem não respeita a vida alheia. Os opositores dizem que não é aplicada de forma eficaz e que, como consequência, são anualmente executados vários inocentes. Afirmam também que é uma violação dos direitos humanos.
E você o que pensa disso? Você é a favor ou contra a pena de morte? E a Bíblia o que tem a dizer? O fórum está aberto! (Assista abaixo dois vídeos, sendo que um defende e outro combate a pena de morte)

Renato Vargens

Nenhum comentário:

Postar um comentário